Somos uma família cristã. A nossa missão é adorar a Deus, ensinar a Sua Palavra e comunicar Jesus Cristo, o único que pode perdoar, dar a salvação e uma vida de qualidade 

Segunda-feira, 14 de Novembro de 2005

“Ser como o camelo”

A ieba é uma igreja pequena, calorosa e que sabe demonstrar o seu amor. Dou graças a Deus por pastorear esta família cristã em Alfandanga. Uma das formas como ela demonstra carinho pelo seu pastor, esposa e filhos, é realizando o “dia do pastor”. Nesse dia, a igreja oferece-nos sempre uma lembrança. Num destes anos ofereceram-me uma gravata estampada com um animalzinho bíblico e muito simpático... o camelo! Agradeci este gesto pelo qual a igreja quis dizer que gostava muito de mim. Claro que eu também gosto muito destes meus irmão em Cristo e não quis ficar atrás na minha demonstração de afecto. No Domingo seguinte coloquei a gravata, levei-a ao culto e preguei uma mensagem baseada em Mateus 19:16-26. O título do sermão era, “Para alcançar a vida eterna, tens que ser como o camelo!? ”

Este texto é um exemplo do humor rabínico. Jesus refere-se de facto a uma agulha de coser *1. Mas há algumas pessoas que dizem que Jesus estava a referir-se à porta mais pequena dos enormes portões que existiam antigamente nas entradas das cidades. A esta porta mais pequena chamava-se “fundo da agulha” *2.

Porém, depois de explicar bem o sentido da afirmação de Jesus, “é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no Reino de Deus” (Mateus 19:24), peguei na ideia da porta para explicar que, para termos a vida eterna, é necessário fazer aquilo que o camelo fazia para entrar na cidade.

Primeira coisa – Tirar toda a carga/fardos que carregamos. Jesus disse: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28). Muitas vezes carregamos sobre os nossos ombros pesadíssimos fardos, como a angústia, sentimentos de frustração, de desgraça e de uma consciência sobrecarregada pelo pecado. Carregamos ainda um enorme fardo de rituais religiosos, com os quais procuramos alcançar a misericórdia de Deus. Jesus não nos promete uma vida de “papo para o ar”, nem que estaremos livres de tristezas ou problemas. Ele promete que, todos aqueles que Nele confiarem e a Ele estiverem unidos, sentirão um imenso alívio e paz na sua vida.

Segunda coisa – Humildade (ajoelharmo-nos) O profeta Isaías perante a presença da Santidade de Deus, exclamou: “Ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio dum povo de impuros lábios e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos” (Isaías 6:5). Para podermos alcançar a vida eterna, é necessário “cair aos pés” de Deus. Reconhecermos a nossa condição de pecadores e que nada o que possamos fazer trará Salvação para a nossa vida: “Estou perdido porque sou um transgressor e estou inteiramente à mercê do Santo dos Santos. Só ele me poderá salvar.” A nossa condição leva-nos a tomarmos esta atitude quando somos confrontados com a Grandeza de Deus. O relato desta experiência de Isaías mostra que a sua vida foi purificada por Deus. Quando nos entregamos completamente ao Senhor, Ele perdoa, salva, santifica e faz de nós seus filhos: “a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber, aos que crêem no seu nome” (João 1:12).

Terceira coisa – Entrar pela Porta (Jesus). Jesus disse “Em verdade, em verdade vos digo: Eu sou a porta das ovelhas” (João 10:7). Se de facto queremos estar do lado de dentro, temos que entrar por Jesus. Ele é a ÚNICA Porta de entrada para o Céu. O Apóstolo Pedro afirmou que “não há salvação em nenhum outro; porque debaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (Actos 4:12)

Se queres viver eternamente na presença de Deus, então segue este conselho: Reconhece que Ele é o único que te pode valer. Deposita a tua vida Nele. Com humildade arrepende-te e aceita a salvação que Ele te está a oferecer através do sacrifício de Jesus Cristo. Apenas e só apenas Jesus dá acesso a Deus. Só a Ele deves consagrar a tua vida, a tua família, a tua cidade, o teu país.

(Jaime Fernandes)



____________________
*1
A advertência ao jovem rico que não conseguiu livrar-se da sua cobiça, é feita de maneira semi-humurística, lembrando que a dificuldade é ainda maior do que a de um camelo, que é um animal disforme e deselegante, tentando passar pelo olho de um agulha! É de notar que Jesus não afirmou ser impossível um rico entrar no Reino de Deus. Desde Zaqueu a muito outros, a fila de homens ricos que têm dedicado a sua riqueza ao serviço de Deus e dos seus semelhantes, é bem grande.


Ainda um outro exemplo de humor rabínico encontra-se em Mateus 23:24 que diz “Guias cegos, que coais o mosquito e engolis o camelo."

*2
Os portões das cidades eram fechados à noite para sua segurança. Estes portões tinham uma porta mais pequena que dava passagem a pessoas e pequenas cargas. A esta porta chamava-se o “fundo da agulha”. Durante a noite, quando chegavam mercadores com os seus camelos carregados, muitos deles para não ficarem fora da muralha da cidade, à mercê de salteadores, tentavam passar os seus camelos e as suas mercadorias. Esta era uma operação complicada, pois exigia que a carga fosse tirada de cima do camelo e que o animal se ajoelhasse para passar pela porta (fundo da agulha). Esta não parece ser a melhor interpretação do texto.
escrito p/ jaime fernandes às 16:49
link do post | comentar | favorito
|
5 comentários:
De Anónimo a 16 de Novembro de 2005 às 11:48
PDivulg - tenho tido algumas gravatas engraçadas... lol. um abraço!jaime fernandes
(http://oblogdaieba.blogs.sapo.pt)
(mailto:jaime-fernandes@sapo.pt)
De Anónimo a 16 de Novembro de 2005 às 09:06
Acho fantástico a forma como falas das passagens bíblicas, com juvialidade, e sem rodeios, utilizando uma liguagem clara. Aqui para os meus lados temos falta de PAstores assim. Ainda gostava de ver o meu Pároco trazer uma gravata com camelos.... PDivulg
(http://www.lacosazuis.blogs.sapo.pt)
(mailto:pdivulg@sapo.pt)
De Anónimo a 15 de Novembro de 2005 às 23:46
Paula e Vilma - Com humor podemos apresentar a grandes verdades sobre Deus. Quanto à gravata Paula, se clicares na palavra "camelo" podes ver uma fotografia da mesma!jaime fernandes
(http://oblogdaieba.blogs.sapo.pt)
(mailto:jaime-fernandes@sapo.pt)
De Anónimo a 15 de Novembro de 2005 às 09:50
Jaime: Excelente mensagem!
E aprendi mais uma coisa: em relação à porta do fundo da agulha! Interessante. Jesus pegava nessas situações e de forma humorada, explicava as coisas do Reino.
Que bom partilhar isto connosco aqui!
E pelos vistos, a ieba é uma congregação bem humorada também! A gravata é bem engraçada e divertida! ehehe
Vilma
(http://www.coisasdemim.blogspot.com)
(mailto:vilmacristinacorreia@hotmail.com)
De Anónimo a 15 de Novembro de 2005 às 08:15
Já estou com curiosidade de conhecer essa gravata! Hehehe
Muito boa aplicação para a mensagem!
Que Deus abençoe a vossa comunidade!Paula
(http://umjardimfechado.blogspot.com)
(mailto:paularita1@hotmail.com)

Comentar post

online

. mais sobre mim

. a ieba

Horário de Domingo

Onde estamos

Quem somos

Dezembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

pesquisar

 

. posts recentes

Novo Blog da ieba

Um Natal de Paz!

Santificação automática

Parabéns, Tânia e Rui

O cristianismo de hoje

A maldição do homem moder...

Desfrutar do céu

Semelhante a um sino de p...

O Baptismo - II

Estás pronto?

. arquivos

Dezembro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

. assuntos (tags)

aiba

alfandanga

amor

baptismo

blog

blogs da ieba

bog da ieba

família

ieba

igreja

igreja evangélica baptista de alfandanga

igrejas baptistas

igrejas evangélicas

músicas

novo blog

Páscoa

reflexões

sapo

todas as tags

. orar por Portugal

. ligações

. últimas fotos

blogs SAPO
Estou no Blog.com.pt

subscrever feeds