Somos uma família cristã. A nossa missão é adorar a Deus, ensinar a Sua Palavra e comunicar Jesus Cristo, o único que pode perdoar, dar a salvação e uma vida de qualidade 

Segunda-feira, 8 de Maio de 2006

O que se espera dos pais cristãos...

...para que sejam honrados pelos seus filhos?

 

“Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem

os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.”

(Êxodo 20:12)

 

Se por um lado os filhos devem honrar os seus pais, estes por sua vez devem esforçar-se para merecer o respeito e a honra por parte dos seus filhos. A gratidão e o reconhecimento por tudo o que o pai e a mãe representam para os filhos, em termos de carinho, protecção, sustento, orientação e amparo, poderá existir para sempre no coração dos filhos. O respeito pela figura dos pais poderá acompanhá-los ao longo da vida. Gostaríamos de enunciar cinco coisas que poderão ajudar os pais que desejam ser honrados pelos seus filhos.

 

1º AME OS SEUS FILHOS - O amor dá sentido à vida. Uma criança amada é uma criança alegre, predisposta a um desenvolvimento ideal em todos os sentidos. Os pais devem amar os seus filhos, sem discriminação ou preferência, dando-lhes atenção e dialogando para que os possa orientar com mais eficácia, mesmo depois de eles atingirem a maturidade.

2º COMPREENDA E RESPEITE A PERSONALIDADE DE CADA FILHO - Os pais devem entender que um filho é diferente do outro e tratar cada um deles levando em conta as diferenças que os caracterizam. Para além disto, os pais nunca deverão pensar que os filhos são sua propriedade, ou uma extensão de si mesmos, muitas vezes exigindo que na vida deles se realizem os seus próprios sonhos ou ideais.

3º DISCIPLINE OS SEUS FILHOS - Os pais devem exercer disciplina formativa através do ensino, aconselhamento e diálogo, antes de exercer a disciplina punitiva. Quando necessário, devem corrigir os filhos de forma sábia e inteligente. Não devem deixar toda a responsabilidade com uma das partes. Ambos são responsáveis pela educação dos filhos. É mais que certo que a criança necessita ter diante de si a figura do pai e da mãe para que o seu desenvolvimento psíquico e emocional aconteça de forma equilibrada.

4º FALE DE DEUS AOS SEUS FILHOS - Conversem com cada um deles sobre a necessidade de depender de Deus e de O amar com todo o coração. Fale sobre o amor de Deus revelado em Jesus Cristo. São os pais que devem ensinar os seus filhos a orar, a decorar versículos bíblicos e a cantar louvores ao Senhor. Devem sentir o privilégio de levarem os seus filhos a Cristo. Muitos pais confiam a tarefa da evangelização dos seus filhos à Igreja, quando ela é em primeiro lugar dos pais. À Igreja cabe a responsabilidade de suplementar o trabalho iniciado nos lares. Para que isso seja uma realidade, os pais também necessitam ter um relacionamento íntimo com Deus. Sejam pais que vivem o cristianismo com autenticidade.

5º SEJA UM EXEMPLO DIGNO PARA OS SEUS FILHOS - alguém disse: “um pai, ainda que pobre, tem sempre uma riqueza para deixar aos filhos - o exemplo.” De facto o exemplo dos pais fala muito mais alto do que a sua palavras. Devem ser um exemplo no amor, no trabalho, nos estudos e no cumprimento dos deveres. Um exemplo nas atitudes, na linguagem e no trato com as pessoas dentro e fora de casa. Acima de tudo um exemplo de fé e de conduta cristã. Certamente que os filhos lembrar-se-ão constantemente da sua postura, do seu modo de ser e de viver e honrarão para sempre a sua memória.

. assuntos (tags):
escrito p/ jaime fernandes às 12:04
link do post | comentar | favorito
|
3 comentários:
De PDivulg a 9 de Maio de 2006 às 09:19
Gostei muito deste post que me faz reflectir duplamente: como Pai que sou e como catequista que também sou. Educar não é fácil, mas educar cristãmente é ainda mais difícil porque a sociedade não ajuda... Retenho aqui a nocão de disciplinar, mas com amor. Falar de Deus aos filhos, muito importante sem tabús ou vergonha, assumir Deus como nosso refúgio e amparo e guia. Tento fazê-l o melhor que posso... Infelizmente como catequista enfrento semanalmente jovens que em casa nunca ouviram falar de Deus pelos pais ou pior ainda que até tem críticas sobre assuntos religiosos mas que obrigam os filhos a irem a catequese ... Total contra senso!!! Como dizes e muito bem um Pai memso pobre tem sempre algo a deixar aos filhos o exemplo.
De Vilma a 10 de Maio de 2006 às 10:34
imprimi para ler e praticar! :)
De Jackeline Sarah a 28 de Maio de 2006 às 16:23
Olá, Jaime. Graça e paz!
Sou de Ribeirão Preto/São Paulo/Brasil.
Gostei muito do blog da IEBA. Parabéns.
Que o Senhor o continue usando para difundir a Palavra.
Gostaria de saber se poderia utilizar este artigo sobre os pais no meu blog
www.duvidassobreDeus.blogspot.com
Caso Você autorize, tenho certeza de que vai edificar muito aqueles que acessam meu blog.
Fico muito feliz em poder me comunicar com os irmãos de outras nações e ver que estamos no mesmo esforço, de construir o Reino de Deus em nossa geração.
Quando o Senhor Jesus voltar, nos encontraremos.
Até lá, se quiser, acesse e comente nos meus blogs.
E, por favor, autorize-me a utilizar seu artigo!
Graça e Paz!
Jackeline Sarah
Discípula de Jesus

Comentar post

online

. mais sobre mim

. a ieba

Horário de Domingo

Onde estamos

Quem somos

Dezembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

pesquisar

 

. posts recentes

Novo Blog da ieba

Um Natal de Paz!

Santificação automática

Parabéns, Tânia e Rui

O cristianismo de hoje

A maldição do homem moder...

Desfrutar do céu

Semelhante a um sino de p...

O Baptismo - II

Estás pronto?

. arquivos

Dezembro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

. assuntos (tags)

aiba

alfandanga

amor

baptismo

blog

blogs da ieba

bog da ieba

família

ieba

igreja

igreja evangélica baptista de alfandanga

igrejas baptistas

igrejas evangélicas

músicas

novo blog

Páscoa

reflexões

sapo

todas as tags

. orar por Portugal

. ligações

. últimas fotos

blogs SAPO
Estou no Blog.com.pt

subscrever feeds